Publicações
Diagnóstico molecular da Covid-19 através da saliva
Natalia Verissimo Rodrigues da Silva, Samyra Stéphane Neves Pereira, Karine Frehner Kavalco, Fabiano Bezerra Menegídio, Luanda Medeiros-Santana, Liliane Evangelista Visôtto, Rubens Pasa
Desde meados de 2020 o Laboratório de Diagnósticos Moleculares da UFV, campus Rio Paranaíba, realiza exames de Covid-19 utilizando saliva como amostra. Pensado para compensar a escassez dos swabs na época, tornou-se uma importante ferramenta para exames de crianças e outras pessoas fragilizadas, bem como uma forma alternativa para a realização do exame sem necessidade de profissional especializado para a coleta da nasofaringe.
Para validar este exame, realizamos coletas pareadas de swab de nasofaringe e saliva de 61 pacientes. Os resultados apresentaram 93,44% de concordância em ambos os métodos de coleta, sendo 15 amostras com vírus detectável e 42 amostras com vírus não detectável.
Os resultados desta pesquisa foram submetidos como preprint e já foram aceitos para publicação na revista GSC Advanced Research and Reviews (link assim que a publicação estiver no ar).
Temos direito de saber quem está com coronavírus? A polêmica intimidade X saúde pública
Débora Silva Melo
A regra é que os profissionais de saúde envolvidos no tratamento do paciente e as autoridades de saúde que necessitem ter o conhecimento da doença tenham acesso aos dados e tomem conhecimento da situação. Mas e os terceiros? Vizinhos? Colegas de trabalho?
Essa tem sido uma pergunta recorrente. E, em razão desse constante questionamento, necessário se faz rever alguns conceitos e normativas pátrias, para se alcançar alguns esclarecimentos.
(In)Segurança alimentar no contexto da pandemia por SARS-CoV-2
Tatiana Coura Oliveira, Monise Viana Abranches, Raquel Martins Lana
Neste artigo, as autoras discutem o quadro brasileiro de segurança alimentar e suas interfaces, indicam algumas orientações higiênico-sanitárias e destacam a necessidade de ações relacionadas à agricultura familiar como rede alimentar alternativa para otimização do acesso a alimentos frescos e saudáveis.